Conectate con nosotros

Notas

Dólar sobe e vai à casa de R$3,17, com temor pelas reformas

Publicado

en

Dólar sobe e vai à casa de R$3,17, com temor pelas reformas
O investidor também acompanhou a proposta de Trump para reduzir a alíquota de imposto corporativo e sobre os lucros das empresas

Por Claudia Violante, da Reuters

O dólar fechou em alta nesta quarta-feira, pelo segundo pregão seguido e indo ao patamar de 3,17 reais, acompanhando o cenário externo e em meio à preocupação dos investidores com o andamento das reformas no Brasil, em especial a da Previdência, após o governo do presidente Michel Temer sofrer uma derrota no Congresso Nacional.

O dólar avançou 0,68 por cento, a 3,1730 reais na venda, após bater 3,2080 reais na máxima do dia, maior patamar intradia desde 19 de janeiro passado (3,2325 reais).

O dólar futuro tinha alta de 0,90 por cento no final da tarde.

“Os prometidos cortes de impostos nos Estados Unidos devem impulsionar a economia norte-americana e favorecem os ganhos do dólar em nível global”, afirmou o sócio da assessoria de investimentos Criteria Investimentos, Vitor Miziara.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs nesta quarta-feira reduzir a alíquota de imposto corporativo e sobre os lucros das empresas, ao mesmo tempo em que oferece isenções fiscais para os norte-americanos em um esboço de suas metas para a política tributária.

As medidas podem gerar mais inflação nos Estados Unidos e levar o Federal Reserve, banco central norte-americano, a aumentar as taxas de juros no país além do esperado, alimentando o potencial de atração de recursos hoje aplicados em outras praças, como a brasileira.

Atualmente, o mercado precifica mais duas altas de juros nos Estados Unidos neste ano.

No exterior, o dólar subiu o dia todo ante uma cesta de moedas e ante divisas de países emergentes, como o rand sul-africano e o peso chileno.

No cenário interno, a alta firme do dólar durante toda a sessão veio das preocupações dos investidores com a aprovação da reforma da Previdência, considerada essencial para colocar as contas públicas em ordem, sobretudo depois do revés na votação do projeto de socorro fiscal a Estados endividados.

Na noite passada, a Câmara dos Deputados aprovou destaque ao projeto de socorro fiscal para Estados superendividados que retira a exigência de os entes participantes do regime de recuperação aumentarem para 14 por cento a alíquota de contribuição previdenciária dos servidores estaduais, impondo uma derrota ao governo.

“Quanto mais perto de 3,20 reais, maior é o sinal de desconfiança do mercado”, avaliou o diretor de câmbio do correspondente cambial Abrão Filho, Fernando Oliveira, para quem a tendência mudará para de alta caso a moeda norte-americana se firmar no nível de 3,20 reais.

A briga pela formação da Ptax de final de mês, segundo os profissionais, também contribuiu para a alta do dólar nesta sessão.

O Banco Central vendeu, pelo sétimo pregão seguido, mais um lote de 16 mil swaps cambiais tradicionais –equivalente à venda futura de dólares– para rolagem dos contratos que vencem em maio. Dessa forma, já rolou 5,6 bilhões de dólares do total de 6,389 bilhões de dólares.

Sigue leyendo
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio

Tendencias