Conectate con nosotros

Brasil

Faça isto se quer viver (com saúde) até aos 100 anos

Publicado

en

e pretende viver um século ou mais, deve evitar, ao máximo, alimentos processados, como bolos, bolachas, refrigerantes, barras de cereais, refeições pré-cozinhadas, ‘fast-food’ e, entre outros, batatas fritas, escreve o portal Eat This, Not That.

 

Veja, abaixo, as razões pelas quais deve cortá-los da sua dieta:

1- Não cumprem as necessidades nutricionais

Geralmente, os alimentos processados são os ‘maus da fita’ porque  são ricos em gordura e tem um elevado índice glicêmico.

2- São ricos em sódio

Os alimentos processados têm um alto teor de sódio e pobre em nutrientes. De acordo com a autoridade do medicamento norte-americana, Food and Drug Administration, as dietas ricas em sódio estão ligadas à hipertensão arterial, o que pode aumentar o risco de doença cardiovascular.

Sabe-se também que a pressão arterial elevada aumenta à medida que envelhecemos, pelo que manter a sua ingestão de sódio a um nível mínimo é importante para uma vida mais longa. No que toca a ingestão diária de sal, recorde-se que a Organização Mundial da Saúde recomenda o valor máximo de cinco gramas (aproximadamente 2000 mg de sódio).

3- Estão ligados ao excesso de peso

Ganhar algum peso não é necessariamente um problema. O mesmo não se pode dizer se em causa estiver um excesso de peso que se torne obesidade, uma vez que este é um fator de risco para a diabetes, pressão arterial elevada, AVC e doenças cardíacas.

4- Aumentam o risco de mortalidade

O consumo regular de alimentos processados pode encurtar a vida. Um estudo publicado no British Medical Journal, citado pelo portal Eat This, Not That, revela que um maior consumo diário de alimentos processados (mais de quatro porções por dia) está associado a um aumento de 62% da mortalidade. Além disso, cada porção adicional aumenta o risco em mais 18%.

Sigue leyendo
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio

Tendencias