Conectate con nosotros

Brasil

Noruega suspeita que baleia ‘amigável’ é uma espiã russa e alerta população

Publicado

en

O governo da Noruega alertou os moradores para evitarem o contato com uma baleia beluga que parece ser “amigável”, por supeitar de ser uma “espiã” russa.

A baleia recebeu o apelido de Hvaldimir, uma mistura do nome do presidente russo com a palavra baleia em norueguês.

O mamífero aquático foi visto pela primeira vez em 2019 usando uma espécide de coleira com a inscrição “St. Petersburg”. O item seria uma espécie de suporte para uma câmera subaquática.

Diante disso, autoridaes norueguesas passaram a considerar que a baleia foi treinada pela Marinha Russa para espionar outros países.

Segundo o New York Post, a baleia foi avistada recentemente na área densamente povoada de Inner Oslofjord.

A Diretoria Norueguesa de Pesca alertou, na quarta-feira (24), que a baleira estaria seguindo barcos e interagindo com as pessoas a bordo.

Frank Bakke-Jensen, diretor da agência, pediu aos moradores que “evitem contato” com Hvaldimir para a segurança do animal, mesmo sendo “manso e acostumado a estar perto de pessoas”.

“Incentivamos especialmente as pessoas em barcos a manter uma boa distância para evitar que a baleia seja ferida ou, no pior dos casos, morta pelo tráfego de barcos”, disse Bakke-Jensen.

A agência comunicou que essa interação com humanos teria causado ferimentos leves no mamífero aquático e que há risco de esses machucados serem agravados.

Apesar da suspeita de espionagem, a Noruega não pretende capturar a Hvaldimir nem criar formas para mantê-la longe do litoral do país.

R7

 

Sigue leyendo
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio

Tendencias