Conectate con nosotros

Brasil

Polícia apreende quase 850 quilos de maconha em Foz do Iguaçu

Publicado

en

A Polícia Federal em trabalho conjunto com militares da Força Nacional apreenderam ontem (15/7) em Foz do Iguaçu, no Paraná, 843 quilos de maconha embalados em fardos.

Os policiais patrulhavam o rio Paraná de barco quando avistaram uma embarcação clandestina a remo nas proximidades da margem, na altura da favela do Jardim Jupira, que fica ao lado da Ponte Internacional da Amizade.

Quando os bandidos perceberam a chegada dos policiais, pularam na água e subiram a barranca do rio correndo. Infelizmente, conseguiram fugir.

Os fardos de maconha foram encontrados durante a vistoria da embarcação, em seguida foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal de Foz do Iguaçu.

apreensão drogas pf - foz do iguaçu

Análise

É desnecessário dizer que Foz do Iguaçu/PR, é fronteira com o Paraguai, por onde entra no país toneladas e toneladas de maconha.

Foz do Iguaçu - Brasil - Paraguai

Análise

É desnecessário dizer que Foz do Iguaçu/PR, é fronteira com o Paraguai, por onde entra no país toneladas e toneladas de maconha.

Foz do Iguaçu - Brasil - Paraguai

A cocaína costuma vir da Bolívia e do Peru, mas do Paraguai vem mais a maconha e semelhantes, como skank.

Alguns pontos me chamaram a atenção nesta apreensão (e parabéns às nossas forças policiais!).

O primeiro deles foi que ontem, noticiamos uma apreensão de maconha que possivelmente estava entrando no país a partir de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, e também teria vindo do Paraguai.

Mas desta vez a droga foi apreendida no rio Paraná, em um barco clandestino e a remo. Como traficantes não são conhecidos por dotes atléticos e altíssimas habilidades físicas, é dedutível que eles atuam naquela região.

O fato de estarem desarmados e terem empreendido fuga pela mata, abandonando o barco e a droga, indica que estavam tranquilos, que a operação geralmente é tranquila, e que portanto não esperavam patrulhamento policial da fronteira, assim é inegável que tenham sido surpreendidos e que se trate de um aviso para o narcotráfico também: a região agora é policiada, deu ruim pro transporte ali.

Outra coisa, é que a Polícia Federal é responsável sim pelas fronteiras, mas a presença da Força Nacional foi uma novidade. Explico: a Força Nacional precisa ser escalada, são destacados os melhores policiais militares de cada batalhão que recebem um intensivo treinamento extra, e então passam a compor o time. Esta operação geralmente é rápida, como foi o caso dos ataques das facções ao nordeste no começo do ano.

Ou seja, a minha dedução aqui é que estes militares da FN foram destacados há pouco tempo e especificamente para estas operações de fronteira com a PF.

Isso indica que a brincadeira do narcotráfico acabou mesmo em Foz. Vão ter que vender bala no trem, virar MC, arrumar um carrinho de cachorro quente, enfim, emprego em algum lugar, porque maconha dificilmente passará por ali.

Agora as coincidências

Em março de 2016 o Jornal da Cidade de Foz noticiou que MST ocupou uma fazenda em Santa Terezinha de Itaipu, município vizinho de Foz, e que também é banhado pelas águas do rio Paraná.

Santa Terezinha de Itaipu

Os membros do movimento estavam acampados na rodovia BR-277, também conhecida como Grande Estrada, que liga o Porto de Paranaguá à Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu, e passa pelo município vizinho, Santa Terezinha de Itaipu.

br 277

Em setembro de 2007, 12 anos atrás aproximadamente, o Estadão noticiava uma apreensão de 130 quios de maconha numa área de assentamento do MST, em São Miguel do Iguaçu, na divisa do Paraná  com o Paraguai. Antes, a polícia apreendeu 1.590 quilos de maconha escondidos no meio de sacos de ração, que estavam em um caminhão que trafegava pela BR-277.

Nesta ocasião o motorista do caminhão abandonou o veículo e fugiu para dentro da mata. A polícia o seguiu na área do Assentamento Antonio Tavares, antiga Fazenda Mitacoré, onde parte da droga estava escondida em uma caixa para a criação de abelhas.

Um outro carregamento de maconha – de 2,4 toneladas – foi aprendido pela polícia em  Itaipulândia, também às margens do Lago de Itaipu.“, e junto havia um fuzil calibre 762 carregado, diz a mesma notícia.

Sigue leyendo
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio

Tendencias