Conectate con nosotros

IA

IA faz análise de relatórios financeiros melhor do que humanos

Publicado

en

A análise de uma IA sobre relatórios financeiros consegue ter 60% de sucesso, enquanto os humanos têm sucesso de 53-57%

Uma pesquisa recente afirmou que grandes modelos de linguagem, especificamente o GPT-4 (que alimenta certas versões do ChatGPT e vários produtos de IA generativos do Microsoft Copilot) são capazes de analisar relatórios financeiros com maior precisão do que os humanos.

As descobertas de pesquisadores da Universidade de Chicago sugerem implicações significativas para o futuro da análise financeira e da tomada de decisões à medida que a IA ganha mais espaço em tarefas detalhadas.

O estudo também destaca a versatilidade de LLMs genéricos e multifuncionais, como o GPT-4, que podem oferecer habilidades semelhantes as que vemos em ferramentas mais especializadas.

Inteligência Artificial
Para pesquisadores, IA e humanos se complementam bem na análise financeira – Imagem Tatiana Shepeleva/Shutterstock

GPT-4 mais inteligente que humanos?

  • Pesquisadores descobriram pelos testes que o GPT-4 supera o desempenho dos analistas humanos mesmo trabalhando sem contexto textual.
  • A IA registrou uma precisão da tecnologia de 60% em comparação com a faixa de 53-57% dos analistas humanos.
  • No entanto, o sucesso não veio sem algum trabalho de base inicial, com o artigo detalhando o uso de sugestões de cadeia de pensamento pelos pesquisadores para criar respostas mais adequadas e precisas.

O estudo também foi capaz de concluir que o GPT-4 e os analistas humanos complementam-se bem. Enquanto a IA se destaca em áreas onde os humanos podem ser ineficientes ou tendenciosos, humanos acrescentam valor onde é necessário algum contexto adicional.

As capacidades do GPT-4 foram atribuídas à sua vasta base de conhecimento e compreensão teórica, que lhe permitem tirar conclusões a partir de padrões de dados mesmo sem treinamento financeiro específico

Sigue leyendo
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio

Tendencias