Conectate con nosotros

Notas

Brasil desenvolve 1ª telha de concreto que capta energia solar

Publicado

en

O Brasil acaba de avançar um pouco mais na sustentabilidade! A primeira telha de concreto brasileira, que capta e transforma luz solar em energia elétrica, começou a ser comercializada, após três anos de testes.

Neste primeiro momento, as telhas foram vendidas apenas para clientes da Eternit selecionados no estado de São Paulo e próximos à unidade fabril, em Atibaia. A seleção foi feita pela equipe técnica e comercial do fabricante.

“Queremos democratizar o acesso à energia elétrica originada a partir de fontes renováveis no Brasil, através de uma tecnologia revolucionária que pode gerar retornos sobre o investimento em um período de 3 a 5 anos”, disse o presidente do Grupo Eternit, Luís Augusto Barbosa.

As telhas

As telhas medem 36,5 cm por 47,5 cm e são compostas de concreto, com a incorporação de células fotovoltaicas em sua superfície. Isso garante a produção de energia elétrica sem a necessidade de painéis adicionais.

“O que existe hoje em larga escala são placas fotovoltaicas cujos modelos precisam ser instalados em cima dos telhados. No caso da Tégula Solar, elas são aplicadas diretamente no concreto respeitando o formato em curvas das telhas”, explica Luís.

O produto já passou pela avaliação do Inmetro e, segundo o fabricante, a comercialização geral deve começar em breve.

“É um produto de fácil instalação e que não interfere na arquitetura das construções, com peso e estrutura semelhantes ao das telhas convencionais, mas que agrega valor ao telhado, além de oferecer proteção, conforto térmico e acústico”, concluiu Luís.

Telha se adapta à arquitetura da casa - Foto: divulgação

Sigue leyendo
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio

Tendencias