Conectate con nosotros

Notas

Dependência das redes sociais pode ser distúrbio de personalidade

Publicado

en

Um estudo, publicado na revista Psychology of Popular Media Culture, analisou os resultados de 62 estudos diferentes sobre o uso de redes sociais.

Publicar inúmeras selfies, partilhar informações intimas, e verificar as notificações a cada dois minutos parece ser a norma atualmente. Mas, de acordo com especialistas da Universidade da Geórgia, esta prática pode parecer mais séria do que apenas uma brincadeira. 

O estudo, publicado na revista Psychology of Popular Media Culture, analisou os resultados de 62 estudos diferentes sobre o uso de redes sociais. As descobertas sugeriram algumas correlações entre o uso das redes e o que é conhecido como ‘narcisismo grandioso’.

Os autores do estudo argumentam que as redes sociais, por si só, já estão intrinsecamente ligadas aos nossos egos. O que começou como uma maneira de comunicar, rapidamente se transformou num meio de autopromoção online. Mas é claro que isto não é verdade para todos nós.

Então, quando o uso de redes sociais se torna um problema?

O estudo encontrou quatro traços comuns associados ao egoísmo severo: quanto tempo as pessoas passam nas redes sociais, com que frequência ‘tweetam’ ou atualizam o ‘status’, quantos amigos ou seguidores têm e quantas selfies costumam publicar. Se você se identificar com todos os traços, deve analisar a sua personalidade. 

Todas essas ações online têm uma coisa em comum: são todas maneiras pelas quais nos tentamos promover online. Quanto mais envolvido, maior o seu ego. Quando as pessoas publicam fotografias de si mesmas ou atualizações constantes de ‘status’, estão solicitando uma resposta e alguma forma de atenção.

Narcisistas grandiosos vs. narcisistas vulneráveis

É importante entender que o estudo acima se aplicava apenas a um tipo específico de pessoa – ‘narcisistas grandiosos’, que geralmente são mais extrovertidos, insensíveis e genuinamente absorvidos do que os chamados ‘narcisistas vulneráveis’, cujo egoísmo vem das suas próprias inseguranças. Os narcisistas vulneráveis, de acordo com o estudo, não eram igualmente obcecados pelas redes sociais.

Vale lembrar que não são as redes sociais que estão transformando as pessoas em narcisistas. «Teoricamente, suspeitamos que indivíduos com narcisismo pré-existente sejam atraídos para a rede social, mas as evidências atuais apenas estabelecem que os dois estão relacionados», reforçou Jessica McCain, psicóloga e analista da Piedmont Healthcare em Atlanta.

Sigue leyendo
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio

Tendencias