Conectate con nosotros

Notas

Dieta rica em alimentos antioxidantes pode ajudar a aumentar a longevidade

Publicado

en

Um dos responsáveis pelo envelhecimento humano são moléculas produzidas por processos do nosso metabolismo, denominadas radicais livres. Essas moléculas em excesso são prejudiciais e podem causar um desequilíbrio e o aceleramento do processo de envelhecimento. A boa notícia é que existem maneiras de minimizar esses danos. Os antioxidantes são poderosos aliados na minimização dos danos causados pelos radicais livres.

Os radicais livres são moléculas de oxigênio que, devido às reações e processos químicos normais que ocorrem no corpo e fatores externos como a luz solar, poluição e alimentação inadequada. Seus efeitos podem causar danos celulares, alterações no DNA e nas mitocôndrias, que são a principal fonte de energia da célula. Esses danos podem gerar um estresse oxidativo, acelerando o envelhecimento e aumentando o risco para desenvolvimento de diversas doenças.

Os antioxidantes são moléculas que que funcionam como um sistema de defesa contra os radicais livres. Podem ser produzidas pelo organismo, mas a dieta é uma grande fonte e também pode estimular o corpo a produzir uma quantidade maior desses protetores do organismo. Esses compostos têm sido associados à proteção de células contra danos, afastando doenças e aumentando a longevidade. Um estudo identificou que os centenários saudáveis tinham níveis particularmente altos de vitaminas A e E – dois poderosos antioxidantes. Diversos antioxidantes podem ser obtidos através da dieta no dia-a-dia, como a vitamina C que é ótima para estimular o sistema imunológico, CoQ10, Resveratrol, Glutationa. A glutationa é fundamental para apoiar a desintoxicação do fígado. Funciona tornando os produtos químicos tóxicos mais solúveis em água, para que possamos excretá-los facilmente na urina.

Embora o corpo produza alguns antioxidantes por si só, a grande maioria é obtida através da dieta. São encontrados em diversas frutas e vegetais. Quanto mais coloridos, mais ricos em antioxidantes são os alimentos. Alguns têm efeitos sinérgicos e funcionam melhor em conjunto, como vitamina C e vitamina E, por isso é importante consumir uma variedade de alimentos ricos em antioxidantes. Comer uma dieta rica em antioxidantes tem demonstrado promover saúde e longevidade. De fato, alguns tipos de antioxidante, têm sido associados a uma redução de 30% na mortalidade em adultos idosos. DNEWS

Sigue leyendo
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio

Tendencias