Conectate con nosotros

Notas

Migrantes deixam cidades grandes e retornam à terra natal com pandemia do coronavírus

Publicado

en

Brasileiros que um dia foram para as grandes cidades em busca de uma vida melhor estão agora retornando para a sua terra natal, seja pelo aumento do desemprego ou por medo da Covid-19.

Muitos nordestinos, por exemplo, já retornaram para os seus municípios de origem. Somente para Afogados da Ingazeira, no sertão de Pernambuco, voltaram mais de 500 pessoas.

Foi o caso do autônomo Alexandre Góis, que trabalhava como eletricista e encanador em São Paulo. Ele relata que não aguentou ficar mais na cidade diante do cenário de pandemia e decidiu voltar para a sua terra para tentar trabalhar com criação de peixes ou frutas.

O mesmo ocorre no estado da Bahia. Desde março, a cidade de Buerarema já recebeu mais de 100 habitantes, que retornaram à cidade de origem após terem os sonhos de construir uma vida melhor em São Paulo interrompidos pela pandemia.

Um deles foi o adestrador de cavalos Gabriel Moreira, que morava e trabalhava em Mairiporã (SP). «O salário já vinha baixando, aí tive que vim por causa dessa pandemia. Entrava muita gente lá no haras, eram quinze veterinários. Fiquei com medo e falei ‘vou embora daqui'», diz Ancelmo.

Já Tâmara tinha planos de retornar para Buerarema e a pandemia somente acelerou este processo. Durante seis anos, ela trabalhou como operadora de caixa em São Paulo, emprego que lhe rendeu conquistas como a reforma da casa. «Aqui [em Buerarema] a gente está no lugar que nasceu, se criou, então a gente se sente bem. Melhor do que lá», diz.

G1

Sigue leyendo
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio

Tendencias