Conectate con nosotros

Notas

Nutricionista sugere cinco mudanças alimentares para um 2020 saudável

Publicado

en

Para a nutricionista Inês Aparício, nutricionista na Clínica Smylis, «os hábitos alimentares inadequados são os principais determinantes dos anos de vida saudáveis perdidos». Mas nada de desespero! Segundo ela, «com um pequeníssimo esforço, é possível mudar muita coisa se multiplicarmos estas ações individuais por muitos milhões de pessoas». 

Assim, a nutricionista propõe:

1- Uma vez por semana, substitua uma das suas refeições de carne ou peixe por um prato vegetariano. 

2- Uma vez por semana experimente cozinhar sem sal, substituindo-o por especiarias (manjericão cominhos, coentros, salsa, orégãos). 

3- Substitua o habitual refrigerante ou bebida açucarada por água. O consumo de bebidas açucaradas tem sido associado ao aparecimento de diabetes tipo II ou cárie dentária. Apenas um refrigerante pode conter por lata de 330ml aproximadamente 35g de açúcar, o que equivale ao consumo anual de mais de 12kgs e muitos kgs de gordura a mais no final do ano! 

4- Consuma sopa pelo menos uma vez por dia, e sempre que possível, substitua a batata por leguminosas (feijão, grão, lentilhas). A presença de vegetais e leguminosas ajudam a reduzir o risco de doença cardiovascular, diabetes tipo II, regulam o trânsito intestinal e o controle do apetite.

5- Jogue menos comida fora, comprando e cozinhando apenas o necessário e reaproveitando. 1/3 da comida produzida no nosso planeta nunca chega a ser consumida, num mundo onde 795 milhões de pessoas passam fome.

Sigue leyendo
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio

Tendencias