Conectate con nosotros

Notas

Sexto óbito por Covid-19 em Foz do Iguaçu: família teria realizado velório com cerca de 150 pessoas

Publicado

en

O Hospital Municipal Padre Germano Lauck informou neste domingo (21), mais uma morte por Covid-19 em Foz do Iguaçu. O paciente é um homem de 72 anos, que morreu no sábado e já estava sendo velado quando teve a doença confirmada.

A família teria dito a um site de notícias da cidade que no relatório do Obituário de Foz, a morte constava como natural. A família realizou todos os procedimentos relacionados ao velório até que por volta das 22 horas recebeu a informação do óbito por Covid-19.

Nas seis horas de velório, cerca de 150 pessoas teriam passado pelo local. Elas agora devem ficar em isolamento, serão identificadas e terão a saúde monitorada pela vigilância epidemiológica.

Conforme nota emitida pelo hospital municipal, o paciente foi transferido da UPA João Samek para o Hospital Municipal ‪aos 34 minutos do dia 20 de junho, em estado grave, sendo admitido na Unidade de Terapia de Doença Infecciosa, evoluindo para insuficiência respiratória aguda, sendo monitorado em ventilação mecânica. O óbito ocorreu às 3h15.

A unidade hospitalar seguiu todos os procedimentos do fluxograma para óbito de casos suspeitos da COVID-19. A coleta de material de teste para o novo coronavírus foi realizada ainda no leito do paciente.

Os profissionais do Hospital Municipal embalaram corretamente o corpo, com identificação relativa ao risco biológico. O serviço funerário, ainda sem a comprovação positiva para a doença, autorizou o preparo do corpo para velório.

Tão logo o resultado foi concluído e confirmado a Covid-19 no paciente, a equipe do Hospital entrou em contato com os familiares para repassar as informações. Porém, no período informado, o velório já estava ocorrendo e segundo informações repassadas, com aglomeração de pessoas no local.

A Vigilância Epidemiológica vai rastrear os familiares e todas as pessoas que foram ao velório, bem como os profissionais que manusearam o corpo do paciente, prescrevendo o isolamento domiciliar. O Hospital Municipal vai investigar o processo.

Recomendação

Vale lembrar que, mesmo se tratando de morte natural, os velórios estão contraindicados neste período de pandemia devido à aglomeração de pessoas e ao risco de transmissão da doença. O recomendado é que a cerimônia seja rápida e ocorra com no máximo dez pessoas, mantendo o distanciamento. Pessoas com mais de 60 anos ou que façam parte dos grupos de risco não devem participar de velórios. Para casos confirmados da Covid-19, o sepultamento é direto. CORREIO DO LAGO

Sigue leyendo
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio

Tendencias