Conectate con nosotros

Notas

Soja: cuidados na fase de florescimento podem incrementar colheita em 30%

Publicado

en

Após período de chuvas e baixa luminosidade, balanços hormonal e nutricional da planta são essenciais para garantir boa produtividade

O período de florescimento é uma etapa decisiva do plantio quando o assunto é produtividade. Nesta fase, a planta definirá a quantidade de flores geradas e fixadas, para que mais tarde cada uma delas se torne uma vagem. Por este motivo, a etapa está diretamente ligada a produtividade, sendo considerada crítica dentro do ciclo da cultura, onde cuidados durante o florescimento podem representar um grande ganho na colheita.

Nesta safra, a fase vegetativa, que antecede o florescimento, sofreu inicialmente com momentos de bastante chuva, dias nublados, pouca luminosidade e agora com um período que chega a 20 dias sem chuvas em algumas regiões. De acordo com o gerente técnico especializado em grãos da Alltech Crop Science, Fransergio Batista, o produtor precisa ter um cuidado especial em momentos como o deste ano, em que a soja está se desenvolvendo em situações adversas. “Este cenário refletiu em menor acúmulo de energia, pela planta, reserva importante para que a soja floresça. Por isso, é necessário que o produtor esteja atento às práticas de manejo durante a fase”.

Estudo elaborado pela Alltech Crop Science e a MCI Assessoria, em estação experimental em Jaboticabal (SP), mostrou que o uso de ferramentas à base de cálcio, magnésio e boro, é uma boa solução para recuperar o prejuízo e garantir boa fixação de flores na fase de florescimento, com aumento de produtividade de até 30%. “Por meio desse manejo, fornecemos nutrientes fundamentais para a planta nesse momento, trazendo novamente o equilíbrio nutricional. Além da disponibilização de aminoácidos e precursores hormonais que vão promover o balanço hormonal do vegetal”, afirma. Outro resultado positivo apontado no estudo foi o aumento de aproximadamente 3% no peso de mil sementes (PMS), quando comparado à área sem o tratamento.

Nutrientes equilibrados

Para superar os desafios da florada e manter a lavoura rentável, é essencial que os nutrientes sejam fornecidos para a planta de maneira equilibrada durante a fase, por isso Batista indica o uso do Liqui-Plex® CaMg+B. A solução natural, que compõe o portfólio da Alltech Crop Science, fornece aminoácidos com a perfeita relação Cálcio/Magnésio enriquecida com Boro, favorecendo a formação e pegamento das flores.Fonte: Agrolink

Sigue leyendo
Anuncio
Anuncio
Anuncio
Anuncio

Tendencias